Tudo sobre Investimentos

tudo sobre investimentos

Sabe porque é tão importante investir? Sabe o tipo de investimentos que existem? Que perfil de investidor tem? Quão tolerante ao risco é? Neste artigo é possível perceber o que é ser investidor, quais os primeiros passos para se iniciar no mundo dos investimentos, os seus riscos e benefícios. Tudo sobre investimentos aqui.

Quero ser investidor

O que é necessário para ser investidor? Querer ser investidor é o primeiro passo a dar, mas é preciso perceber em que é que consiste ser investidor, o que fazer e acima de tudo tentar ao máximo não saltar passos. Ser mesmo investidor é preciso consistência, ter uma estratégia, um objetivo e seguir isso. Ser capaz de aprender cada vez mais, fazer análise do Mercado e da indústria onde está a investir e ter objetivos concretos. Adaptar-se ao facto de haver sempre crises em todos os setores e até mesmo crises mundiais e proteger-se à exposição que existe apenas pelo facto de ser investidor.

Como ser investidor

Antes de agir pensar. Os melhores investidores no mundo não se abalam pela parte emotiva e quando a parte emocional aparece conseguem reconhece-la e evitar exposição a isso. O psicológico a nível de investimentos é o que tem maior fator de sucesso. Se conseguir controlar as emoções no acto de investir, se conseguir controlar o stress por ver os seus investimentos descerem quando à crises e não ser impulsiva a tirar o dinheiro todo ou a tomar decisões precipitadas nesses momentos estará num óptimo caminho.

É preciso ser perspicaz , adaptável a circunstâncias evolutivas do mercado, pensar bem antes de agir e tentar tomar as decisões o mais racional possível. Há um livro sobre Inteligência Emocional que ajuda a reconhecermos os momentos em que temos as emoçoes mais à flor da pele. Recomendo!

Investir para iniciantes

Para começar a investir é necessário perceber o seu perfil de investidor (conservador ou mais agressivo). Faça o teste aqui: https://pfp.missouri.edu/research_IRTA.html

Este teste permite ver a sua tolerância ao risco e com isso perceber que tipos de investimentos poderão ser mais adequados a si. Quanto mais arriscado é um investimento, maior a probabilidade da taxa de juro ser grande (+12%) mas também maior é a probabilidade de perda. Tudo é relativo. É preciso perceber quem é para conseguir dormir à noite com parte do seu dinheiro investido.

Para investir são necessárias 3 coisas:

  • Perceber quanto dinheiro vai investir
  • Pensar com quão regularidade irá investir (todas as semanas, todos os meses, anualmente)
  • Distribuição de portfolio

Para além destes 3 pontos é essencial:

  • Fazer uma boa gestão de risco
  • Ter um fundo de emergência
  • Criar uma poupança consistente (indicadores dizem que cada um de nós deveria poupar no mínimo 10 a 15% do nosso rendimento mensal)

Após todas estas permissas existirem é tempo de começar a investir. Que produtos financeiros conhece? Sabe como funciona a bolsa de valores? Conhece o conceito e como funciona ETFs, REITs ou até mesmo as Ações no mercado? Se não tem conhecimento para começar a investir sugiro a leitura de algum destes livros para ter uma percepção de como estes produtos financeiros funcionam.

Se já tem algum conhecimento estará pronto para começar a investir. Escolha uma corretora se quiser investir em produtos financeiros como Ações, ETFs e REITs. Se quiser ou interessar-se mais por p2p lending/crowdfunding no blog já fizemos reviews e investimos nas seguintes plataformas:

  • Degiro
  • Lendahand
  • EstateGuru
  • Housers
  • ViaInvest
  • Também temos investimento na Mintos, mas não a irei sugerir para já devido às modificações que teve e a algum feedback negativo de alguns investidores.

Investimentos de sucesso

Há alguns investimentos de sucesso. Por investimentos de sucesso subentende-se que estejamos a falar da não perda de capital e que o rendimento atingiu os valores que estavam programados atingir. Por exemplo, ao investir na ViaInvest a plataforma diz que a média dos investidores consegue obter rendimentos na casa dos 12%. Portanto o nosso objetivo quando investimos lá é conseguir atingir os valores da média, mesmo com risco de capital existente.

Na história da bolsa há inumeras ações que deram muito sucesso e tiveram crescimentos bastante acentuados ao longo do tempo. Há as Ações Reis dos Dividendos (que distribuem dividendos crescentes há mais de 50 anos), há as ações Aristocratas, há as Blue Chip Ações, etc. Todas as ações destas categorias foram, até ao dia de hoje constantes no seu crescimento, e deixaram muitos investidores muito contentes ao longo dos anos.

Investir na bolsa

A bolsa tem tantos produtos diferentes que por vezes pode ser confuso onde investirmos o nosso dinheiro. É preciso ter um olhar mais amplo e rigoroso na nossa escolha:

  • Queremos investir em ETFs que são um aglomerado de ações ou fundos dentro de um só produto, como por exemplo investir num produto que espelhe o S&P500 (500 maiores empresas na bolsa americana)
  • Preferimos investir em ações individuais pois achamos que algumas delas se vão realçar nos proximos anos
  • Estamos mais interessados em investir em imobiliário mas não tendo posses para obter uma casa, investir sim parte do capital em REITs (fundos imobiliários)
  • Etc.

Ou, olhamos para o nosso bolo de investimento e gostamos de todas estas opções acima e decidimos investir percentagens especificas para cada uma delas, de modo a diminuir o risco mas com a possibilidade de ampliar o ganho no futuro? A ideia não é ser perfeito mas sim ao longo do tempo gerar maiores rendimentos.

Qual ou quais destas opções parecem ser mais interessantes? Há também investimentos para mercados emergentes, obrigações do tesouro de diferentes países, compra de prata e ouro, etc. Tudo o que pode imaginar está na bolsa de valores. Desenhe num papel como gostaria de investir na bolsa.

  • Investir em imobiliário
    • Neste tópico há 3 opções:
      • Compra de REITs (está a investir em imobiliário, mas neste caso em fundos imobiliários, que gerem um portfolio gigante de diferentes tipos de imóveis, não só apartamentos ou casas de habitação, mas também hospitais, edificios empresariais, etc.)
      • Compra do seu próprio imóvel para arrendar ou vender
      • Juntar-se com 2 ou 3 pessoas conhecidas e comprar imobiliário em conjunto e dividir despesas e rendimentos futuros.

Todas estas 3 opções são possíveis, depende sempre de contactos, de conhecimento na área, e de dinheiro para investir.

Riscos de Investir

Este é um tópico que a maioria dos investidores que começa a investir mais a sério (de forma mais arriscada) tende a saltar ou não memorizar. Este ponto é extremamente importante. Sempre, mas sempre que compra um produto financeiro na bolsa de valores está a criar um risco de perda total de capital.

Há produtos mais arriscados que outros? Com certeza que sim. Mas não deixa de não haver a possibilidade de perda do seu capital. Quando decide investir, tem que assumir que pode perder. É preciso sempre aprender a perder para depois se ganhar quando falamos de investimento. Tanto esse investimento pode ser p2p, crowdlending, bolsa de valores, etc. A parte piscológica tem um fator determinante para entrarmos no momento certo no mercado e sabermos também sair no momento certo.

Benefícios de Investir

Há um ditado português que diz “Quem não arrisca não petisca”. Não é possivel acharmos que conseguirmos aumentar a nossa rentabilidade a nivel de investimento baseando-nos apenas em contas poupança. É preciso conhecer o que há no mercado, conhecermos o nosso perfil de investidores e adequarmos o nosso investimento a isso. Os maiores beneficios de investir e investir bem é gerar bons rendimentos, atingir o valor que desejamos, é conseguirmos poder ser financeiramente independente se usarmos o sistema certo para nós.

Observações

Quando toca a investir e arriscar o seu próprio dinheiro ninguém deveria tomar essa decisão por si. Tente aprender um pouco mais sobre investimentos e como os juros compostos são tão importantes e os seus beneficios. Leia, siga no youtube grandes investidores, oiça alguns podcats que possam ajudá-lo a ganhar cada vez mais conhecimento, para que quando tomar uma decisão, tomá-la com a certeza que está a fazê-lo por si e para si.

Estabeleça o seu proprio sistema de investimento, o risco que quer aplicar, quanto irá investir e verá que ao longo do tempo irá conseguir prevalecer e crescer os seus rendimentos. Desejo a todos excelentes investimentos $$$

Deixa o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.