Regra dos 72: Tempo para Duplicar o seu Investimento

Quanto tempo demoramos a duplicar o nosso investimento

Ao termos investimentos consistentes uma das questões que pensamos é: Quanto tempo demoramos a duplicar o nosso investimento? Existe uma relação direta entre taxa de juro ou a taxa de retorno que temos do dinheiro aplicado em investimentos e o tempo que demora a duplicar o nosso investimento. A Regra dos 72 ajuda através de uma fórmula muito simples perceber o tempo que necessitamos para duplicar o nosso dinheiro.

Fórmula dos 72

Como indicador para a fórmula apenas necessitamos da taxa de crescimento, ou seja, qual o nosso retorno anual em relação ao investimento praticado.

Por exemplo:
Ao ano obtemos uma taxa fixa de 5% ao ano.
O cálculo deverá ser: 72/5 = 14 anos para duplicar o meu investimento

Simples correto? Se trabalhar com juros compostos ano após ano a percentagem pode-se manter mas o valor investido e o resultado do mesmo aumenta exponencialmente.

Curiosidades


2% de taxa de juro anual é o que um investidor em média obtém. É certo que hoje as taxas de juro praticadas pelos bancos não elevadas mas 2% é o valor em média que um investidor normal obtém. Neste caso 72/2= 36 anos para duplicar o valor investido.

5% de taxa de juro como já foi demonstrado no exemplo acima representa 14 anos até duplicação do investimento.

10% de taxa de juro é normalmente um valor aproximado a nível do S&P 500 que tem por normal uma evolução de 10% anual. Neste caso é necessário 7 anos para duplicar o valor investido.

Para duplicar 5 anos o valor investido necessita de 15% de taxa de retorno anual, e finalmente no caso de Warren Buffett que consegue duplicar o valor investido em apenas 4 anos, necessita de um retorno anual de 20% de taxa de juro.

Começar a Investir

Para obter taxas de juros mais elevadas que um banco pode ler os seguintes artigos (talvez lhe dê mais ideias sobre diferentes tipos de investimento):

Desejo-vos a todos Excelentes Investimentos$$

Deixa o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.