P2P Lending: O que é e Como funciona

P2P lending: o que é e como funciona este tipo de investimento

Quando falamos em investimentos financeiros, que podem ser de renda fixa ou variável é impossivel não pensar na possibilidade de P2P lending. Devido ao facto de todos tentarmos diversificar ao máximo os nossos investimentos, p2p lending permite aumentar ainda mais o espectro de possibilidades.

O que é P2P lending (Peer-to-Peer)?

Peer-to-peer (P2P) lending permite de forma menos burocrática o empréstimo financeiro entre o investidor e as pessoas que estão à procura de crédito. A instituição financeira apenas atua como intermediária. E aí é que entra as plataformas digitais de P2P lending: é possível encontrar dezenas de instituições financeiras que vão à procura de investidores para esses empréstimos.

Em plataformas p2p é possível encontrar variadíssimos tipos de empréstimos: pessoais, compra de carro, investimento de negócio, compra de casa, etc.

Como funciona o P2P lending?

Através do P2P lending, qualquer pessoa pode solicitar empréstimos através dessas plataformas online. As taxas são negociáveis e, muitas vezes, mais adequadas à realidade de cada pessoa.

Já o investidor, precisa abrir uma conta na plataforma online para participar desta modalidade. Na plataforma, terá acesso aos loan originators, qual a sua categoria de risco, taxas de retorno do capital investido, entre outras.

Estas informações são essenciais para a decisão final: quanto investir e onde investir. Afinal, serão estas informações que irão ser a base para melhor tomada de decisão na alocação dos seus recursos financeiros.

Quais as vantagens do P2P lending?

  • Praticidade: Plataformas digitais tornam esta modalidade super simples e prática;
  • Custos reduzidos: Este tipo de empréstimos/investimentos faz com que os custos sejam exponencialmente reduzidos para todas as partes;
  • Menos burocracia: De todas as modalidades de investimento, é provavelmente a que tem menos burocracia comparado com a quantidade de possibilidades de investimento que conseguimos obter nas plataformas p2p;
  • Maior taxa de juro: P2P lending “oferece” a possibilidade de ganhar taxas de juros altas. Até agora das p2p que vi há desde 6% até 30% de taxa de juro ao ano. Obviamente que quanto maior a taxa de juro maior o risco. É necessário analisar com cuidado cada investimento.

Quais os riscos do P2P lending?

  • Plataforma digital ir à falência ou ser apenas um golpe: Fala-se muito sobre as P2P lending sobre ter um risco acrescido devido ao facto de nunca termos a certeza absoluta de quanto tempo irá “viver” ou até mesmo se é um golpe e possamos perder todo o valor que investimos lá. Por isso é importante não manter todos os nossos investimentos na mesma plataforma. Tentar diminuir o risco sempre!
  • Incapacidade de pagamento do credor do crédito: Para quem está à mais tempo nas plataformas P2P é raro isto nunca ter acontecido aos investidores. Há sempre algum credor que não consegue pagar o crédito. Por isso existe o buyback guarantee – se investirmos com esta opção e se houver algum atraso no pagamento por mais de 60 dias, o loan originator (instituição financeira que é intermediária do empréstimo) compra de volta ao investidor o empréstimo. Obviamente nem tudo é simples assim, mas é um sumário de que existe esta opção nos investimentos p2p.

Vale a pena investir em P2P lending?

Eu acredito que vale a pena investir em P2P lending desde que tenhamos outros investimentos em curso (Ver aqui!) e que não sejamos gananciosos. É extremamente necessário ler sobre os investimentos que estamos a fazer, sermos conscientes do valor que estamos a investir nestas plataformas e tomarmos a decisão por nós próprios.

Devemos pesquisar sobre estas plataformas, quais as mais estáveis, as que oferecem melhor suporte, e as que se adequam mais ao nosso tipo de investimento.

A decisão de investir nestas plataformas cabe a cada um dos investidores e mesmo deixando a minha opinião pessoal devem pesquisar sobre este tipo de investimento e verificar se realmente vos agrada. Again: esta modalidade tem o seu risco e há várias pessoas que escolheram determinadas P2P e perderam todo o seu dinheiro. Se decidir investir vá com calma, aprenda a usar a plataforma e a escolher bem as instituições financeiras com quem quer ter os seus investimentos.

Antes de investir verifique:

  • Grau de risco da loan operator;
  • Se o empréstimo já está em curso e o credor tem pago em dia as suas prestações;
  • A duração do empréstimo.

P2P lending que uso actualmente:

Desejo-vos a todos excelentes investimentos!! $$$

Deixa o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.