Os 4 Pilares de Investimento a Longo Prazo

investimento a longo prazo: 4 pilares fundamentais

Quando decidi começar a investir pensei muito sobre o tipo de investimento que queria fazer. Longo prazo ou curto/médio prazo. Há diferenças na forma de agir e como atuar para diferentes tipos de investimento. Verifiquei então que existem 4 pilares de investimento a longo prazo.

Qualidade

Activos em que é esperado maior retorno em relação ao seu risco. Ou seja, o investimento que estamos a realizar a longo prazo compensa mais do que o risco da realização desse investimento.
Ao aplicar em ações, por exemplo, a melhor forma de encontrar qualidade é verificar o histórico dessas empresas. Quão estáveis são. Qual foi o seu crescimento nos últimos 10 anos. E essa é a base para encontrarmos qualidade nos nossos investimentos para futuro crescimento.

Valor

Valor e Qualidade nem sempre estão alinhadas. Ações podem ser trocadas a valor bastante mais elevado do que o valor real das mesmas. Há sempre valores especulativos associados a cada ação, pelo que devemos alinhar a qualidade da ação ao valor da mesma. A expectativa é que a empresa detentora da ação continue a sua evolução por um longo prazo e não apenas num bom prazo de tempo.

Diversidade

Diversidade é dos tópicos mais importantes no nosso portfolio de investimentos. Com a diversidade conseguimos alcançar o balanço fundamental para ter consistência.
Se por exemplo, uma das nossas escolhas ter levado a erro e perda, com a diversidade no nosso portfolio conseguimos compensar esses erros. Um bom portfolio balanceado deverá estar desenhado para aguentar com possíveis perdas, pois é completamente normal nos investimentos existir alguns erros. Diversifica sempre!

Alguns dos artigos que podem ajudar nesta diversificação no investimento:

Tempo

Aplicado com os outros 3 pilares de investimento a longo prazo aumenta a probabilidade de sucesso.
Todos os mercados já sofreram reviravoltas ao longo da história, pelo que é essencial saber quando entrar e sair a longo prazo. Temos que ser pacientes e evitar que o nosso lado emocional provoque ações precipitadas. Nunca é bom vermos o valor que tinhamos descer, mas é preciso ter paciência, tomarmos as nossas decisões a frio e não tentar sair a meio de uma grande queda com receio que os valores nunca voltem a subir.


Se investiram em empresas com grande histórico, consistentes e que tiveram ganhos nos últimos anos, então confiem na vossa decisão. Analisem bem se querem terminar esse investimento. Não se precipitem.
O mesmo para o valor positivo. Não é por uma ação de repente subir demais que devem achar que vai continuar a subir. Não sejam gananciosos. O truque é consistência sempre. Analisem bem essa subida. É devido a alguma notícia ou fase em que nos encontramos? Então irá passar e essa subida terá a sua paragem.

Estes são os 4 pilares de investimento a longo prazo que acho que são fundamentais para quem está a começar ter em conta.

Desejo-te Excelente Investimentos!!

Deixa o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.