Como Gerar Dinheiro Passivo de Forma Simples

Gerar dinheiro passivo de forma simples: 4 estratégias

Um dos objetivos de obter liberdade financeira é ganhar rendimentos passivos. Existem diferentes formas de fazê-lo. Umas com mais risco do que outras e umas com mais rendimentos que outras. Neste artigo é possível ver diferentes formas de gerar dinheiro passivo de forma simples e prática.

1 – Ações com Dividendos

Ações que tenham distribuição de dividendos é importante para nós começarmos a criar os nossos rendimentos passivos. Para isso temos que ir à procura de ações interessantes e se as mesmas distribuiem dividendos.

Normalmente eu utilizo 2 sites para essa análise:

https://www.nasdaq.com/ – Aqui consigo encontrar toda a informação relacionada com ações que se encontram na Nasdaq. Quando pesquiso por ação consigo ver várias informações fundamentais para a minha escolha:

  • Valor da ação e o seu resultado ao longo do tempo;
  • O historial do dividendo juntamente com o dividend yield, payout ratio e o valor do dividend annual;
  • Toda a parte financeira da empresa (cash flow, balanço financeiro, gastos operacionais, etc.)

https://www.dividend.com/ – Este é um site muito direcionado para os dividendos que as ações geram. Temos informação de por exemplo, quando esta ação costuma pagar o dividendo, o dividend yield, payout ratio e o valor do anual do dividendo.
Outra informação que acho super relevante é a comparação que faz com outras empresas dentro da mesma industria.


2 – REITs

REITs são fundos de investimento imobiliario que uma empresa opera na compra de imóveis com o intuito de produzir renda, normalmente com investimentos obtidos através de diferentes investidores que querem gerar rendimento extra. Podem ser hospitais, prédios para habitação, condomínios ou até mesmo edificios para empresas.

As empresas que são consideradas REIT podem estar cotadas na bolsa e normalmente têm dividendos razoalvelmente mais elevados do que normalmente as restantes empresas têm. É sempre interessante ver se existe alguma REIT em que estejamos interessados investir pois poderá ser um complemento ao vosso portfolio de investimentos e também é uma diversificação que estarão a fazer na vossa carteira de investimentos.

Importante relembrar, que a decisão final é de cada um de vocês por isso analisem as empresas, vejam se compensa investor em REITs na bolsa de valores.


3 – ETFs

ETFs são fundos de investimento que são negociados na Bolsa de Valores como se fossem ações, pois funcionam de forma muito semelhante. Normalmente os investidores de ETFs têm o objectivo mais setado para investimento de longo prazo. Tanto podem ser associadas a indices como à performance de um conjunto de empresas. É necessário avaliar as melhores corretoras para se verificar as comissões na obtenção de cada uma das ETFs.


4 – P2P lending

P2P lending é provavelmente a forma de ganhar dinheiro passivamente que poderá ter mais risco, mas também mais dos mais benéficos devido às taxas de juro por vezes serem bem mais elevadas. P2P (peer to peer) lending como já expliquei noutro artigo permite através de plataformas online aproximar o investor que pode ser qualquer um de nós ao credor (pessoa que detém o credito). E estas plataformas operam com taxas de juro mais elevadas de modo a que a rentabilidade poderá ser bem mais elevada.


Há várias formas de se ganhar dinheiro passivamente, mas estas 4 formas deverão ser as formas mais simples, pois só exige pesquisa de corretoras/plataformas e as empresas em que irão investir.
Importante relembrar que este “só exige” inicialmente pode demorar um pouco mais a aprendermos como funciona o mercado mas uma vez que consigamos perceber o que pesquisar e como pesquisar a informação que precisamos tudo se torna mais fácil a nivel de decisão no que irá ser a nossa carteira de investimentos.

Alguns artigos que poderão ajudar para cada um destes tópicos:

Analisem, pesquisem e em breve irão produzir rendimentos passivos!

Bons investimentos! $$

Deixa o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.