Como atingir a sua Liberdade Financeira: a Fórmula

Atingir Liberdade financeira: fórmula

Liberdade financeira é a capacidade de conseguirmos tomar decisões diárias sobre o que queremos fazer, como ocupar o nosso dia-a-dia sem termos a responsabilidade de ter de ir trabalhar para receber rendimento. Ou seja, todos os dias a responsabilidade que temos em ir para um trabalho fixo que é a causa da nossa sobrevivência limita a nossa liberdade financeira. Qual a fórmula para atingir a minha liberdade financeira? Um indivíduo que atinja liberdade financeira pode na mesma trabalhar numa empresa que não dele das 9 às 17, mas fá-lo porque gosta e porque quer, sem obrigatoriedade de ir porque precisa de pagar as suas despesas, pois essas já estão salvaguardadas devido a outros rendimentos passivos que tem.

Rendimentos passivos são a chave para obter liberdade financeira. Pode ser através de 10 formas de rendimento passivo ou até mesmo 1 forma só de rendimento passivo (por exemplo investimento em ações), mas está calculado de forma a cobrir todas as despesas e criar um rendimento passivo suficiente para poder ocupar o seu tempo noutros trabalhos, noutros negócios ou até mesmo em lazer, sem ter que depender de um rendimento activo.

Vamos então ver neste artigo a fórmula para atingir a sua liberdade financeira, e para saber quanto dinheiro precisa para a obter.

#1 – Calcular despesas anuais

Já se falou várias vezes no blog que é essencial termos gestão de finanças pessoais, que não é nada mais nada menos que a possibilidade de ter completo conhecimento sobre as suas despesas, onde tem mais gastos, quanto conseguiu poupar por mês e ter a possibilidade de ter mais consciência sobre o que se passa com as suas finanças. Só é possível tomar uma decisão sobre onde vai poupar e quanto, quando souber quais as suas despesas. Isto se o objetivo é ter o maior resultado possível com a melhor estratégia definida.

Exemplo de gastos:

  • Comida = 500$
  • Carro = 500$
  • Crédito a habitação = 600$
  • Compras diversas = 400$

Total = 2000$
Total x 12 meses = 2000$ x 12 = 24.000$

#2 – Calcular ROI anual

ROI (Return of Investments) significa retorno dos nossos investimentos, ou seja, todos os valores que recebemos provenientes dos nossos investimentos. Pode ser imobiliário, contas poupança, ações, certificados, obrigações, p2p lending etc. Qualquer produto financeiro ou não que retorne um valor monetário (passivo).

Exemplo de ROI:

  • Imobiliário = 500$
  • Dividendos = 500$
  • P2P Lending = 500$
  • Certificados = 500$
  • Dropshipping = 1000$

Total = 3000$
Total x 12 meses = 3000$ x 12 = 36.000$

#3 – Investimentos cobram as Despesas?

Tendo o #1 – Calcular as Despesas anuais e o #2 – Calcular ROI anual podemos finalmente verificar se os investimentos cobram o valor das despesas.

Portanto,
Total Despesas Anuais =24.000$
Total ROI Anual = 36.000$
Diferença = 36.000$ – 24.000$ = +12.000$

Isto significa que se os seus investimentos cobram as suas despesas, então atingiu a sua Liberdade Financeira. Traduzindo, não precisa do seu trabalho activo para pagar as suas despesas, pois os seus rendimentos passivos já fazem isso por si.

Observações

Há vários caminhos possíveis para se obter liberdade financeira, ou seja, é preciso perceber que vários caminhos são esses, várias formas de obter liberdade financeira, verificar qual ou quais desses caminhos podem ser as melhores estratégias para nós próprios e que podemos adotar e colocar em prática e começar a observar o nosso rendimento passivo a aumentar ao longo do tempo. Se quer descobrir formas de obter rendimento passivo, talvez este artigo ajude: Como Gerar Dinheiro Passivo de Forma Simples.

Para ganhar inspiração através de livros e de investidores que contam os diversos casos de estudo que analisaram ao longo dos anos das melhores formas de obter rendimento passivo, talvez esta lista de livros ajude: TOP 5 Livros sobre Rendimento Passivo.

Ser persistente, consciente e consistente são dos 3 aspetos fundamentais para conseguir atingir os seus objetivos, pois são através dessas 3 características que irão ajudar a atingir a sua Liberdade Financeira. Se este é mesmo o seu sonho, não desista, e faça todos os passos necessários para construir isso para si. Não se esqueça de um tópico muito importante: Liberdade financeira não significa que é rico ou que atingiu riqueza financeira. Este aspeto é só baseado nos seus rendimentos passivos e nos seus gastos e por isso, com o facto de as suas despesas serem inferiores aos rendimentos passivos atingiu liberdade suficiente para não depender de rendimentos ativos, de trabalho de 8 horas por dia, de trabalhar para alguém para pagar as suas contas.

$$$

Deixa o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.