Como Poupar Dinheiro durante uma crise Covid-19: 5 Dicas Úteis

como poupar dinheiro com a crise covid

Como poupar dinheiro com o Covid? Confinamento é das piores sensações para o ser humano devido ao facto de nos sentirmos presos e fechados e não sentirmos que temos opção de escolha. Esse isolamento para muitos foi extremamente díficil nas primeiras semanas. Depressa percebemos que temos que ser criativos para até gostarmos do tempo que estivemos fechados.

Para muitos, aprender algo que não conheciam deu alguma motivação, para outros a adaptação foi um desafio enorme. Mas como mantermo-nos ocupados durante o isolamento e ao mesmo tempo conseguirmos poupar dinheiro como não o fazíamos à muito tempo?
O confinamento do covid permitiu, em muitas casas, conseguir-se poupar dinheiro devido a conseguir-se trabalhar por casa e com isso não pagar transporte público, idas a restaurantes, gasolina, ida a bares, etc.

E se houver um segundo confinamento? Estaremos melhor preparados para fazer uma poupança estruturada sem nos sentirmos deprimidos por estar em casa, e não tirar proveito desse tempo? 5 Dicas úteis de como poupar dinheiro durante a crise covid.

#1 – Compras de produtos de maior prazo de validade 1 vez por mês

Uma das coisas que o covid ensinou é que devemos sempre ter alguma comida/produtos em casa de modo a não irmos com regularidade ao supermercado. Se fizermos uma lista de produtos que precisamos para 1 mês em que a data de validade seja elevada, é muito provável que consigamos poupar dinheiro. Isto porque, ao fazermos a lista e verificarmos os produtos online, muitos deles, terão uma promoção ativa. É importante usar essas promoções, algum vale de desconto para utilizarmos nessas compras. Imagine que tem um desconto de 10% nessa altura, compras de 1 mês dará um resultado de desconto interessante.

#2 – Compras de produtos de primeira necessidade 1 vez por semana

Dos maiores erros a nível de poupanças está as compras que são feitas semanalmente (ou até diariamente). Quantas mais vezes formos ao supermercado mais dinheiro gastamos, pois temos sempre tendência a comprar mais coisas do que aquelas que queriamos inicialmente. As pequenas compras semanais (normalmente para vegetais e pão) é o que resulta em maiores gastos. Isto porque, se não fizermos uma lista temos tendência a todas as semanas comprarmos produtos que não precisamos. Faça uma lista semanal do que lhe falta e siga-a de modo a não ter gastos adicionais.

#3 – Encomendar comida online 1 vez por semana

Um dos negócios que melhor trabalhou na altura do covid foi sem dúvidas as redes de transporte de refeições (Glovo, UberEats, etc.). O ser humano uma vez mais em baixo devido ao confinamento terá sempre menos vontade de cozinhar, daí os pedidos de refeições online tenham subido exponencialmente (e também a impossibilidade de irem aos restaurantes como habitualmente).

Excelente para o negócio, mas para muitas famílias, secalhar a poupança nesses 2 meses teria sido muito importante e não aconteceu. Se deseja poupar em tempo de crise, coloque algumas regras: encomende refeições online 1 vez por semana máximo. Escolha o seu dia preferido e crie esse hábito. Tente nos restantes dias cozinhar sempre.

#4 – Seja criativo na cozinha

Ao criar novas receitas ou cozinhar uma refeição específica pela primeira vez trará sempre uma sensação de felicidade, de realização de algo, de criatividade, o que provoca uma série de químicos a serem libertados no nosso corpo que provocam bem estar. E esse bem estar durante o confinamento pode resultar em melhores decisões, mais relaxamento, sensação de concretização pessoal e menos pressão sobre nós próprios. Criar novas receitas e cozinhá-las trás também uma excelente poupança para a carteira devido ao facto de diminuir a quantidade de pedidos de comida online.

#5 – Gestão de despesas pessoais

Tempo de confinamento é tempo de refletir nas nossas vidas, profissionais e pessoais bem como os nossos gastos, a gestão das nossas contas pessoais. Este é o momento certo para começarmos a registar os nossos gastos pessoais se nunca o fizeram antes. Se já o fazem, é tempo de refletir se há algo que queiram mudar nas suas poupanças e investimentos. E isso só é possível através de uma boa gestão de despesas pessoais. Espreite o Toshl Finance – é uma aplicação completamente gratuita que de forma simples e prática consegue ajudar a gerir as suas finanças pessoais.

Observações

Estas são as 5 dicas super simples para se conseguir poupar dinheiro durante a crise covid adaptando-se a esta fase das nossas vidas onde há imensa incógnita do que irá acontecer no futuro e quando teremos a nossa vida totalmente normalizada. Muitas vezes a adaptação e a até mesmo a alteração de hábitos logo desde o inicio pode permitir maior tranquilidade e menos stress. Tente sempre ver o copo meio cheio de cada uma das situações, dessa maneira estará atento a outras oportunidades e tirar proveito da melhor maneira possível da situação em que se encontra.

Desejo a todos excelentes poupanças $$$

Deixa o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.