Como criar um portfolio financeiro completo

Como criar um portfolio financeiro completo

Sabe como criar um portfolio financeiro completo do zero? Quais os passos necessários que tem que dar para chegar a uma posição confortável em que tanto tem um bom portfolio financeiro bem como criou o seu portfolio de investimentos? Neste artigo vamos abordar step by step todos os passos necessários para criar um portfolio financeiro completo para poder atingir a sua liberdade financeira.

#1 – Calcule o seu valor líquido

Liste todos os seus ativos e passivos e verifique o seu valor líquido. É positivo ou negativo? Qual é o seu valor líquido? Todos nós temos um valor de mercado. Obviamente que não somos “vendidos” como jogadores de futebol, mas todos temos um valor que ao longo da nossa vida vai crescendo ou diminuindo consoante as nossas ações, rendimentos, créditos que temos. Verifique esse valor.

#2 – Construa um budget e verifique os custos fixos e custos varíaveis

Para construir um budget necessita de saber todos os seus gastos durante o mês. Usa alguma aplicação ou outra forma de registar todo o valor que entra e sai das suas contas? Faz uma gestão financeira? Se não faz talvez seja altura para ler este artigo: Fazer Gestão Financeira Mensal. Verifique os valores gastos mensalmente e separe tudo o que são custos variáveis de custos fixos. Verifique a percentagem de custos variáveis sobre os custos fixos que tem mensalmente. Custos fixos são despesas que tem sempre todos os meses (casa, luz, água, alimentação, etc) e custos variáveis são custos que variam consoante o tempo (restauração, bares, prendas, roupa, etc.).

Terá que fazer esse calculo e criar um budget para ambos, fixos e variáveis mas o mais provávael é serem os custos variáveis que o poderão ajudar com as poupanças. Veja o artigo: 17 Maneiras de Poupar Dinheiro.

#3 – Pagar todas as dívidas em que tenha taxa de juro mais elevada

Se tem empréstimos para carro, viagens ou outro tipo de empréstimo “reduzido” tente criar um plano para pagar essa dívida o mais depressa possível. Esse será o primeiro passo para conseguir construir uma carteira de investimentos. Taxas de juro mais elevadas desajudam quando falamos em investimentos, pois os investimentos ou os rendimentos dos investimentos seriam para pagar esses empréstimos com taxa de juro mais elevada. É preferível ficar com os empréstimos com menor taxa de juro e tentar acabar com os empréstimos que têm maior taxa de juro.

#4 – Crie um fundo de emergência de 6 meses

Antes de começar a planear investir o seu dinheiro crie um fundo de emergência que irá conter 6 meses de despesas. Dessa forma, caso exista uma emergência no futuro poderá usar esse dinheiro para se sustentar 6 meses. Super prático certo? Leia este artigo: Como criar um fundo de emergência.

#5 – Comece a investir num produto financeiro de longo prazo

PPRs, Ações de longo prazo ou até mesmo certificados do tesouro, tudo o que sejam instrumentos financeiros de longo prazo serão possibilidades para investir. O objetivo neste ponto: escolher 1 instrumento financeiro para só levantar na sua reforma. A ideia é investir mensalmente um valor pequeno para a sua reforma ou reforçá-lo anualmente. Atenção: se é para a sua reforma a ideia não é levantar os retornos financeiros ou até mesmo se desfazer deste produto. É obtê-lo e não mexer excepto para reforçá-lo.

#6 – Diversificar investimentos

Agora sim deverá começar a investir em diferentes produtos (Ações, ETFs, REITs, P2P, etc.). Diversifique, analise as melhores opções e invista 10% do seu rendimento em 1 ou vários produtos financeiros todos os meses. Nunca deixe de investir o seu dinheiro. No futuro irá agradecer-se por ter tomado essa decisão.

#7 – Aumente o potencial de ganho

Estude. Só estudando, lendo livros, youtube channels, webinars, networking, etc é que poderá ganhar cada vez mais conhecimento e melhorar os seus investimentos e expandir as suas possibilidades de ganho.

#8 – Siga o seu plano

Seguir o plano, ser consistente e persistente é o que irá permitir ter ganhos ao longo do tempo. O poder de juros compostos é o que permite aumentar exponencialmente os ganhos. Foque-se no seu objetivo e siga o seu plano mensalmente.

Bons Investimentos $$$

Deixa o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.