Como Alcançar Objetivos Financeiros: 6 Passos Práticos

Como alcançar objetivos financeiros: 6 passos práticos

Quantas vezes já se propôs a tentar alcançar objetivos financeiros e desistiu a meio? Quantas vezes até sempre idealizou em um dia tentar colocar alguns objetivos financeiros mas essa ideia ficou nisso mesmo, apenas uma ideia? Neste artigo vai ser possível perceber os passos práticos e fáceis que o irão ajudar a como alcançar os seus objetivos financeiros a que se propõe.

1 – Gestão de finanças pessoais

Este passo é o passo inicial que precisa para colocar em prática o objetivo que idealizou. Usar uma aplicação de gestão de finanças pessoais ou até mesmo um excel ajuda-nos a ter maior consciência de todos os nossos gastos e em que categorias, como por exemplo, restauração, ginásio, supermercado, etc.

No blog já falei de uma aplicação gratuita que uso já há alguns anos. Se não tem ainda nenhuma aplicação, dê uma vista de olhos – aqui.
O importante é apontarmos todo o dinheiro que entra e sai da nossa conta para conseguirmos tomar decisões mais acertadas. 

2 – Conhecimento de todos os gastos

Após termos uma app de gestão de finanças pessoais conseguimos ter uma visão ampliada dos nossos gastos e em que percentagens estes se concentram. Verifiquem esses gastos durante 2, 3 meses e vejam a percentagem da categoria ou categorias em que gastam mais dinheiro e analisem esses valores, como por exemplo, as datas em que foram feitas, se foram inesperadas ou não, se foram mais elevadas do que achavam antes de utilizar uma aplicação de gestão de finanças pessoais. Verifiquem e analisem esses dados.

3 – Calcular o seu objectivo financeiro

Verifiquem quanto têm conseguido poupar nos ultimos meses. Tracem o objectivo que desejam, como por exemplo, 1000€ em 3 meses.
É possível? Serei capaz? Têm que verificar na vossa aplicação ou excel de gestão de finanças pessoais se é possivel ou completamente irrealista alcançarem o objectivo que têm em mente.

Eu por exemplo faço o cálculo o que consigo poupar em 3 meses e coloco uma percentagem por cima desse valor, por exemplo , 20%. E nesse momento eu penso: “É possivel?”
Não pode ser um objetivo irrealista ou um objetivo super simples, mas algo que vos deixe contentes se conseguirem atingir. O importante é colocarem algum esforço para alcançarem esse objetivo. Talvez seja importante aplicarem algumas dicas de poupança super práticas, mas sem ser preciso isto ser penoso ou super difícil. Que seja um objetivo ambioso mas realista.

4 – Escrever o objetivo financeiro com uma data final

Coloquem numa folha ou no excel ou na aplicação que têm o vosso objectivo financeiro a data final para conseguirem alcançar o vosso objetivo financeiro. É muito importante traçar a data, porque isso tem efeitos psicológicos sobre nós próprios. Para alcançar os nossos objetivos financeiros temos que escrever uma data final para os mesmos.
Escrevam mesmo: “Objectivo financeiro: poupar X€ até DD/MM/YYYY.” Quanto mais esse objetivo entrar na cabeça de cada um de nós melhor. Teremos mais consciência do mesmo e torna-se mais real a tentativa de conquista do nosso objectivo.

5 – Começar o nosso objetivo financeiro

Agora estamos prontos para começar o vosso objetivo! Continuem a ver as vossas despesas, adicionem algumas estratégias para poupar dinheiro de forma mais eficaz e força! Quando derem conta o tempo já passou e já conseguiram atingir o vosso objectivo antes de tempo. Desafiem-se a vocês próprios, mantenham um espírito positivo e irão ver resultados em pouco tempo. 🙂

6 – Gerir o objectivo financeiro e alcançá-lo

Assim que alcançarem o objetivo vão ao local onde apontaram e traçaram o vosso objetivo com uma data limite e coloquem se atingiram o objetivo. Escrevam a data em que alcançaram o objetivo. Se alcançaram depois do tempo, escrevam em que data o conseguiram atingir. Reparem que eu não disse para colocarem que não conseguiram alcançar o objetivo, pois irão sempre alcançá-lo independentemente da data limite a que se comprometeram. Se realmente o quiserem atingir irão consegui-lo independentemente da data.

Às vezes é normal não alcançarmos exatamente no tempo certo o objetivo, mas é motivo para nos sentirmos tristes? Nem pensar! Conseguiram poupar o dinheiro que queriam, excelente! Agora pensem no que irão fazer com esse dinheiro. Investir? Fundo de emergência? Objectivo pessoal? Talvez seja o início de algum novo investimento ou terem o fundo de emergência que nunca tiveram.

Alguns Artigos que podem ajudar nessa decisão:

Próximo passo é pensar qual será o próximo objetivo – será que conseguem fazê-lo de novo com outros valores? Teste-se a si próprio, veja como se sente ao ter atingido esta conquista e aplique estes passos no futuro!

Deixem comentário se já alguma vez colocaram um objetivo financeiro e como correu. 🙂

Desejo-vos óptimos investimentos$$

Deixa o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.