8 Hábitos das Pessoas mais Produtivas

8 Hábitos das pessoas mais produtivas

De certeza que já leu e viu que as pessoas que são consideradas das mais ricas do mundo, ou os melhores na sua atividade/área têm uma produtividade diária bastante elevada, e que tentam ao longo do dia concretizar várias atividades para além do seu “trabalho” normal, como por exemplo: meditar, ler, fazer exercício físico, ter multiplos negócios, descansar bem, etc.

Quais serão os hábitos das pessoas que são líderes nas suas áreas? Top 8 Hábitos das pessoas mais produtivas neste artigo.

#1 Remover o que não é importante e focar no que é importante

Líderes nas suas áreas focam-se sempre no que é essencial para o seu progresso e tudo o resto deixa de ser importante ou relevante. Colocam em prática tudo o que consideram fundamental para a sua evolução. Portanto, seja seletivo, verifique o que é essencial para a sua vida, para o seu progresso e ignore o resto.

#2 Praticar o 80/20

Efetuar as 20% de atividades que lhe garantem 80% do rendimento. Muitas das vezes, ao focarmos em coisas que não têm tanta importância para nós e não são relevantes para o nosso progresso consumimos muito tempo, por isso, ao fazermos uma lista de 20% das atividades que cobrem 80% do nosso rendimento/ trabalho iremos conseguir segmentar melhor as nossas prioridades.

#3 Ter pausas estratégicas

Estar a trabalhar sem pausas pode ser prejudicial para nós. É necessário perceber quando ter a pausa certa para ter melhor aproveitamento da mesma e ao mesmo tempo não nos prejudicar a meio do nosso pico de produtividade. Este passo é mais fácil de se colocar em prática após efetuar o step #7.

#4 Remover distrações

Como remover distrações diariamente? Normalmente as pessoas com maior produtividade colocam uma série de objetivos a atingir nesse dia e colocam o tempo que demoram para cada tarefa, para os obrigar a completá-la, evitando distrações. O que significa, nada de telemóveis, mensagens ou navegar na web. Há até mesmo quem use um cronómetro para cada uma das atividades. Por exemplo: https://www.timeanddate.com/stopwatch/

#5 Colocar timelines

Vem logo no seguimento do step #4. Quando temos uma lista de atividades diárias para completar, devemos colocar um tempo específico para as mesmas e tentar não ultrapassar esse tempo.

Muitas vezes, o ser humano quando tem uma tarefa super importante para concretizar num curto espaço de tempo, por exemplo menos de 24 horas, consegue sob pressão segmentar melhor o seu tempo. Escolher o que é essencial e mais prioritário ter finalizado nesse tempo para que tenha sido considerada bem sucedida a tarefa realizada.

Sob pressão trabalhamos sempre melhor devido ao foco e ao menor ruído existente. Daí colocar timelines cria foco e determinação para terminar cada uma das atividades.

#6 Criar um espaço de inspiração

Em vários livros sobre produtividade diz que temos que escolher locais diferentes para diferentes atividades. Não devemos trabalhar em cima da cama, pois a cama é onde deveremos descansar e o nosso cérebro habitua-se a caracterizar cada um dos espaços a cada uma das atividades, por isso, escolha locais diferentes para criar esses diferentes espaços de inspiração e para conseguir alcançar o máximo de resultado possível.

#7 Utilizar blocos de tempo

Qual a diferença entre este ponto e o step #5? É que o step #5 é sobre timelines de todas as atividades diárias enquanto que este ponto é sobre blocos que contêm múltiplas atividades. Por exemplo: tem que trabalhar das 9 às 11, fazer um intervalo de 10 min e voltar a trabalhar das 11:10 às 13 horas. São 2 blocos, por isso o que é essencial é perceber quantas atividades vai conseguir colocar e realizar dentro de cada um desses blocos, de modo a não parar para intervalo a meio de uma tarefa em que estava no pico da sua produtividade.

#8 Automatizar

Depois de colocar todos estes pontos em prática é tempo de automatizar. Pense e seja estratega neste ponto. Como automatizar algumas das suas tarefas de modo a encurtar o tempo que gasta em cada uma das atividades. Será que dá para automatizar? Será que parte das suas atividades têm algo em comum umas com as outras? Haverá forma de não realizar o mesmo trabalho 2 vezes no mesmo dia? Defina um plano e coloque-o em prática.

Estes foram o TOP 8 de Hábitos das pessoas mais produtivas. Para encontrar livros sobre como ser mais produtivo pode ler o artigo: TOP 5 Livros sobre Produtividade em que fala de todos estes steps com maior profundidade e outras formas de explorar melhor o uso diário do seu tempo.

Boas leituras! 🙂

Deixa o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.