8 Dicas Práticas de como poupar dinheiro na adolescência

Como poupar dinheiro na adolescência

Enquanto adolescentes a maioria de nós tinha dinheiro limitado para gastar, mas também como a maioria de nós, não sabíamos como poupar ou como ser mais eficaz na gestão do nosso dinheiro. Neste artigo vamos encontrar 8 dicas práticas de como poupar dinheiro na adolescência. Se és adolescente não vais querer perder este artigo para conseguires gerir melhor o teu dinheiro de forma eficaz e prática sem deixares de fazer as coisas que gostas.

#1 – Dividir o valor mensal por semanas

Normalmente os pais pagam uma mesada aos adolescentes mas devido ao facto de não vivermos numa sociedade que ensina a trabalhar o dinheiro e o que fazer com ele, os adolescentes são os primeiros a gastar o dinheiro que recebem logo na primeira semana. Truque a aplicar: Assim que recebes a tua mesada divide o dinheiro pelas semanas do mês e é dentro desse valor que vais “trabalhar” essa semana. Esta é a primeira dica de como poupar dinheiro durante a tua adolescência.

#2 – Divide budget semanal por categorias

  • Alimentação
  • Hobbies
  • Diversão 
  • Extras (prendas de aniversário, natal, etc.)

Como trabalhar o budget semanal? Fácil! Aprender a registar os gastos feitos é o que te poderá salvar de gastares o dinheiro todo logo no primeiro dia dessa semana. Vê este artigo sobre a app que uso super simples onde podes registar os teus gastos. É tudo uma questão de hábito. Ao fim do primeiro mês já estarás habituado/a a utilizá-la frequentemente.

Agora divide o valor por essas categorias. Quanto achas que deves gastar em cada uma dessas categorias por semana? Repara que a semana tem 7 dias, provavelmente 2 dias de descanso e 5 de escola (quando se aplica) por isso quanto achas que deve ser o valor a gastar em cada uma delas dentro do valor que tens? Define esse valor num papel, num excel ou numa app que prefiras.

#3 – Aplica formas de poupar

Para cada uma dessas categorias existem diferentes formas de poupar. É necessário aplicar as formas certas consoante a categoria.

Alimentação: tem que se optar pelo valor mais baixo mas que te alimente mais. Terás que verificar quais os locais em que isso se aplica. Talvez levar comida de casa, ou algum sitio que seja extremamente barato mas que te deixe sem fome por algumas horas.

Hobbies: existem atualmente imensos hobbies que são completamente gratuitos. É viável para ti? Faz essa pesquisa.

Diversão: Pensa quantas vezes são necessárias saires para te divertires por mês que te deixe satisfeito. Pensa nesse número. E escreve-o, pois irá dar jeito para dividires o valor que estás disposto a gastar por mês no número que acabaste de pensar.

Extras: Há sempre extras quando somos adolescentes. Aquela saída que não contávamos, aquela festa de aniversário, prendas, etc. Reserva um valor para isso.

#4 – Levar comida de casa

Esta é uma simples forma de conseguires poupar. Costumas comer gomas, snacks, sumos, chocolates? Porque não levas de casa? É um gasto extra desnecessário e que no final do mês pode-se refletir num bom valor que podes poupar para algo mais importante.

#5 – Andar de transportes públicos

Transportes têm que ser maioritariamente públicos, ir à boleia ou dividir ubers com outros amigos, senão a conta fica muito grande. Tenta aplicar isto ao máximo sempre que sais de casa para a conta dos transportes ser reduzido.

#6 – Guardar os trocos sempre

Moedas sobraram? Coloca no mealheiro! Super importante semanalmente o que sobra tirares da carteira e colocares no mealheiro. A ideia é seguir o plano e o que sobra é lucro!

#7 – Comprar em época de saldos

Épocas de saldos são os melhores amigos de quem gosta e necessita de poupar. Aproveita esses momentos para fazer já as compras de natal, prendas de anos que costumas comprar e até mesmo algo que queres muito. Amazon é sempre uma boa aposta em tentar ver as melhores oportunidades de compra ao longo do tempo.

#8 – Limitar a quantidade de saídas à noite por mês

Agora que já tens o número de saídas para te divertires em mente, quantas dessas saídas para te divertires são saidas à noite? Dá para reduzir ou é mesmo esse o valor mínimo para ti? Pega nesse valor e divide o valor que tens escrito para esta categoria por esse valor. Consegues respeitar esse valor? É possível poupar mais? Como? Pensa em formas de fazer com que gastes menos nessas saídas do que o valor que tens escrito. Diverte-te mas consciente da forma como gastas o dinheiro.

Estas foram as 8 dicas de como poupar dinheiro de forma eficaz na adolescência. É sempre possível poupar dentro do que gostamos de fazer e sem sentir demasiado sacrifício ou esforço. Uma vez que estás a ler este artigo e se já conseguiste poupar em algum destes pontos qual é o próximo passo? Claramente deixar o dinheiro poupado de lado sem fazê-lo render é o passo mais simples mas menos eficaz pois devido à inflação, quando te tornares adulto esse dinheiro terá desvalorizado e não valerá o mesmo. Pensa em alternativas eficazes de poder investires o teu dinheiro. Lê, informa-te e não vás pelo caminho mais simples, mas sim pelo caminho mais eficaz.

Boas poupanças $$$

Deixa o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.