6 Formas de Ganhar Dinheiro com Imobiliário

Ganhar dinheiro com o imobiliário

Muitas vezes quando pensamos na frase “ganhar dinheiro com imobiliário” associamos automaticamente a vender imobiliário. O que muitas pessoas não sabem é que há várias formas de ganhar dinheiro através do imobiliário que exigem menos esforço e menos dinheiro para investir. Neste artigo vamos abordar 6 formas de como ganhar dinheiro através do imobiliário.

#1 – Compra e Venda de Casa

Este é dos casos mais comuns quando pensamos em formas de investir em imobiliário. Comprar uma casa, realizar algumas obras ou restaurar totalmente e logo a seguir colocar no mercado. Normalmente para estes casos é exigido maior capital, devido à possível necessidade de obter empréstimo, obras ou restauro completo. Também pode ser dos casos de maior retorno financeiro num curto espaço de tempo. É necessário saber investir e investir bem numa propriedade para se obter resultado num curto espaço de tempo.

#2 – Compra e Aluguer de Casa

Comprar e alugar é mais associado a investimento de longo prazo. Comprar casa para alugar, manter a casa por alguns anos e quando o mercado imobiliário volta a subir, vender a casa. É extremamente focado a longo prazo e é necessário perceber que estamos a ganhar uma nova responsabilidade que é termos inquilinos. A parte interessante desta metodologia é que como é um investimento a longo prazo o próprio imóvel (dependendo da sua localização e do tipo de imóvel) a probabilidade de valorizar ao longo de 10 anos por exemplo é muito elevado. Portanto não só pode receber uma renda mensal pela habitação como pode ao longo do tempo a casa ir valorizando e quando for altura de vender obter um bom resultado extra.

#3 – Alugar quarto

Ter uma casa e alugar um dos quartos para abater ao valor do empréstimo bancário é a solução mais prática para muitas pessoas atualmente. Desta forma ganha algum dinheiro mensalmente e o custo do empréstimo bancário acaba por ter menos impacto nas suas despesas mensais.

#4 – Ações REIT

As ações REIT são específicas para imobiliário. São fundos imobiliários de empresas que operam em imóveis e obtém renda através desses investimentos. Ao estar a comprar ações de empresas do tipo REIT estará a investir nessas empresas e a ser detentor de imóveis sem ter qualquer preocupação ligada a isso. A única preocupação será a análise feita à empresa antes de comprar essas ações e verificar de são bons investimentos ou não. Estas ações normalmente dão dividendos (algumas vezes até mensalmente) pelo que forma uma renda extra ao longo do tempo. No blog encontra um artigo sobre as maiores REITs dos USA que pode ser interessante ler para aprofundar um pouco mais de conhecimento.

#5 – ETFs de Fundos Imobiliários

ETFs são o conjunto de diferentes empresas REITs e que em média juntas têm uma específica performance e com isso obtém dividendos e a valorização ou não desse ETF. ETFs são mais associados a investimentos a longo prazo comparativamente com ações e a obtenção de um ETF por norma é menos arriscado que uma ação visto que se trata da performance de várias empresas em vez de 1, o que representa menos risco de perda.

#6 – Crowdlending

Para além das REITs e dos ETFs, crowdlending também permite investir no ramo imobiliário com maior risco associado mas de forma simples. Basicamente crowdlending está associado a plataformas online onde permite colocar empreendedores de imobiliário (escritórios, habitação, hospitais, etc.) próximos de investidores que estão dispostos a investir nesse específico empreendimento de forma eletrónica com a promessa de obter maior rendimento anual. O risco do crowdlending é que se a obra parar, se houver uma crise na empresa que está a criar o empreendimento e eles deixarem de pagar a taxa de juro aos investidores estes podem perder o investimento feito inicialmente para a obra.

A crowdlending que eu comecei a investir é a Housers e para mim o importante é diversificar e experimentar novas alternativas de investimento e observar o seu resultado. É fundamental tanto para REITs, ETFs e crowdlending analisar bem o investimento que queremos fazer, termos uma gestão de risco eficaz e tentar diversificar.

Estas foram as 6 formas de ganhar dinheiro através do imobiliário. Deixem comentários se praticam alguma destas opções e o que acham de ganhar rendimento através do imobiliário.

Bons Investimentos 🙂

Deixa o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.