35 Formas de Investir em si próprio

35 formas de Investir em si mesmo || investments4life

Sabe como investir em si próprio? Neste caminho para obtermos Liberdade Financeira o crescimento pessoal tem um tremendo impacto, pois é ele que nos motiva e nos conduz a permanecer no percurso correto para conseguirmos atingir os nossos objetivos. Esse crescimento pessoal tem como base modificar formas de pensar, criar novos hábitos e encarar a vida de uma perspetiva diferente. Copo meio cheio sempre! Neste artigos vamos abordar 35 formas de investir em si próprio de modo a obter crescimento pessoal.

#1 – Comer Comida Saudável

Eu sei, toda a gente fala disto, que temos que nos alimentar melhor. A realidade é que fast food constantemente desgasta o corpo, não lhe dá energia suficiente para se manter “sharp” e por isso é essencial que no seu dia-a-dia se alimente bem e possa ter dias de “estrago” tranquilamente visto que mantém um estilo de vida saudável.

#2 – Aprender a Cozinhar

Bom para a carteira e para conter o stress, cozinhar é uma boa forma de aplicar criatividade, distrair-se e fazer refeições saudáveis dentro de budget.

#3 – Descartar opiniões alheias

Quando somos adolescentes a maioria de nós importava-se e bastante com as opiniões dos outros. Quando atingimos a fase adulta é de evitar trazer esse “defeito” connosco, pois tentaremos viver uma vida que não é nossa em prol da atenção do outro. Viva a sua vida, da maneira que deseja, sem que os outros tenham tanta interferência nela.

#4 – Deitar cedo e Acordar cedo

Há um motivo pelo qual as pessoas mais bem sucessidas acordam bem cedo (maioritariamente entre as 4 e as 6 da manhã). Ao acordarem mais cedo que a restante sociedade acabam por conseguir produzir bem mais nas primeiras horas do dia e estão sempre um passo mais à frente que 99% da população mundial.

#5 – Parar procrastinação

Este ponto é muito relacionado com hábitos que se criam. Uma vez que nos habituamos a algo demoramos a conseguir mudar esse estilo de vida, mas nada como criar um novo hábito e ir aplicando diariamente. No inicio estranha-se, depois entranha-se. Diz-se que demoramos a criar um novo hábito cerca de 20 dias e demoramos 90 a criar desse hábito um estilo de vida. Aproveite o tempo que tem livre para criar hobbies positivos para a sua vida: ler, praticar exercício fisico, meditar, aprender algo novo, etc. Desta forma estará a investir em si próprio!

#6 – Gerir melhor o seu tempo

Para aproveitar o máximo possível do seu dia tem que saber gerir o seu tempo da melhor forma possível. Há um livro que ajuda a entender o pouco mais isso: The 4-hour Workweek é um livro com fórmulas especificas de como ser mais produtivo e gerir melhor o seu tempo e as suas atividades diariamente.

#7 – Viajar mais

Viajar melhora a nossa percepção do mundo, a nossa cultura, proximidade de outras sociedades, novas gastronomias e é óptimo para relaxar. Aproveite ao máximo se tem possíbilidades de viajar e conhecer o mundo. Se não tem, crie as possibilidades para ter!

#8 – Criar uma rotina

Criar uma rotina é o mais fácil possível para se adaptar mais facilmente a um novo hábito. Dessa forma o corpo e a mente habitua-se a isso e aquilo que antes poderia ser um challenge, hoje deixará de ser.

#9 – Investir o seu dinheiro

Investir o seu dinheiro é o mesmo que estar a investir em si próprio. Invista dinheiro mesmo que seja pouco. Às vezes as pessoas pensam que têm pouco e que por isso não vale a pena investir. Invista sempre, mas antes de investir todo o seu dinheiro tenha uma reserva de emergência para alguma eventualidade. No blog já falámos de como criar uma reserva de emergência. Leia e confira!

#10 – Desafie-se a si próprio diariamente

Colocar objetivos pessoais é essencial ao progresso. Não estagne a sua vida, puxe sempre por si próprio diariamente. Aponte os seus objetivos diários, semanais, mensais de modo a querer chegar a um objetivo maior que esse. Pegue num objetivo grande e divida-o por fases e vá realizando cada uma delas. Com o passar do tempo, quando nem der conta, já realizou o que tanto queria.

#11 – Gastar dinheiro em novas experiências/aprendizagens

Se há coisas em que é importante gastar dinheiro diria que são: viajar e em novas expêriencias/aprendizagens. É essencial colocar sempre de parte algum valor mensal para conseguir fazer isto, pois irá sempre encarar estas atividades com recompensas do seu esforço pessoal, das suas poupanças. Super bom para o ego e para a alma.

#12 – Visualize sucesso

Há quem crie um quadro de visualização e olhe para ele todos os dias, há quem todos os dias antes de ir dormir visualize o que desejam e este ponto é sobre isso mesmo. Visualizar o sucesso que deseja para si. Pense sempre no que mais deseja para a sua vida e vai ver que oportunidades novas irão aparecer.

#13 – Perdoe os outros

Não há motivo para levar uma vida com remorsos relacionados com alguém. Os actos são para quem os pratica, nunca se esqueça disso. Para quê gastar energia, tempo e concentração em algo negativo que alguém lhe fez? Deixe isso de lado para dar espaço a novas possibilidades para si e poder focar-se no mais importante: a sua felicidade.

#14 – Pare de precisar de aprovação dos outros

Nesta vida não precisa de aprovação de ninguém para realizar os seus sonhos. Siga o seu caminho se realmente acredite nele. Oiça os conselhos das pessoas mais próximas, mas encare isso mesmo pelo que são: conselhos. Insista e persista no que mais deseja, pois à sua volta irá sempre ouvir algumas pessoas a dizer que nunca conseguirá alcançar os seus sonhos, que vai falhar, que não é bom o suficiente. Barulho de fundo apenas!

#15 – Tire anotações

Anote frases importantes que lê em livros, tópicos importantes de webinares, ideias que tem, pois é muito fácil esquecer-se de algo que lê, vê ou ouve. O ser humano retém apenas 10% do que vê, daí as anotações ajudam no presente a obter mais a informação que aprendeu e no futuro poderem ajudar bastante.

Investir em si próprio: 35 formas || investments4life

#16 – Oiça podcasts

Enquanto parado, leia, andando escreva – li esta frase em algum lado, mas a verdade é que se queremos tentar ganhar o máximo de informação possível diariamente, devemos aproveitar o tempo possível para absorver o máximo de conhecimento. Desta forma, se tiver a andar, a correr ou até mesmo a cozinhar, se ouvir podcasts educacionais para si, excelente! Estará a rentabilizar ainda mais o seu dia e a poupar no tempo pois estará a realizar 2 atividades ao mesmo tempo. Esta é uma simples forma de investir em si próprio todos os dias!

#17 – Poupe dinheiro

Poupança e investimento para alcançar Liberdade financeira é o conceito máximo do blog, daí este ponto ser super importante. Saiba e aprenda a poupar de forma eficaz e não dolorosa. Aprenda pequenas estratégias de poupar dinheiro diariamente que nem lhe irá fazer muita diferença. Não se esqueça: o truque está em criar rotina e hábito nisso, depois é super fácil continuar a aplicar.

#18 – Assista a conteúdos educacionais

Vivemos num mundo tecnológico daí ser tão importante continuarmos a aprender e a evoluir enquanto seres humanos. Hoje aprendemos de forma gratuita e nunca foi tão fácil. Crie uma lista de conteúdos que gostava de aprender e comece a criar uma rotina à volta disso. Dedique 1 hora por dia a um desses conteúdos.

#19 – Aprenda novas coisas online

Por falar em investir em si próprio e a assistir a conteúdos educacionais, nada melhor que utilizar a internet para isso. Blogs, Forums, Youtube, TED Talks, Webinars, aproveite as milhares de oportunidades que existem online para aprender o que gosta.

#20 – Escolha os seus amigos de forma inteligente

Normalmente criamos amigos desde crianças através da escola, férias que fazemos, etc. Com o passar dos anos começamos cada vez mais a sermos seletivos nas escolhas que fazemos, devido à personalidade fazer match ou não, coisas em comum, gostos semelhantes ou opostos, até chegarmos a um número de amigos mesmo próximos que se conta pela palma de uma mão.

Esses amigos serão aqueles que estão lá para nós para tudo o que precisarmos, gostam de nós puramente sem julgamentos. A partir desse momento todas as pessoas que entrem nas nossas vidas para fazerem parte desse nucleo de amizades normalmente são pessoas que têm características que aspiramos a ter: um mentor, uma pessoa bem sucedida na área que queremos ser também bem sucedidos, um coach (que até nos faz sessões à borla), etc.

O que este ponto quer dizer é: Na fase adulta, depois de termos os tais amigos super chegados, qualquer pessoa que chegue para entrar nas nossas vidas será alguém que nos irá ajudar a atingir o que desejamos realmente. Têm caracteristicas cada uma delas que vão ao encontro do que desejamos. Aproveite essa oportunidade.

#21 – Leia livros

Uma das formas de investir em si próprio é dedicar 30 minutos diários em leitura que representa 182.5 horas por ano. Significa 182.5 horas de aprendizagem de novos conceitos, de novas abordagens, criação de novas ideias. É o melhor tempo “gasto” possível por dia de modo a criar muito mais benefício pessoal. Custo/benefício com livros de crescimento pessoal, e técnicos é inigualável. Aproveite e arranje 30 minutos do seu tempo diario para a leitura.

#22 – Esteja perto da sua família

Para quem tem um laço muito próximo com a familia, pode passar este passo à frente. Para quem tem uma familia que não o compreende, que se sente à parte, que nem é próximo, ou até mesmo que nunca conheceu, não se esqueça de um ponto super importante: Nós também podemos escolher a nossa familia. Pode não ser de sangue, mas serão as pessoas fundamentais ao nosso core pessoal, são os nossos pilares. Esteja sempre perto dos seus pilares.

#23 – Termine amizades tóxicas

Nem é preciso explicar certo? Para quê manter amizades que só nos prejudicam? É suposto as amizades serem simples, sem exigências e super descomplicadas. Reavalie isso no seu circulo de amizades e limpe o que não é bom.

#24 – Comece o negócio que tanto deseja

Se tem o desejo profundo de começar o seu negócio, comece a criá-lo já. Ontem já passou, amanhã já é tarde. Seja um “doer” e não um “thinker” para conseguir realizar os seus sonhos.

#25 – Procure um mentor

A importância de termos mentores é fundamental para conseguirmos ganhar o boost possível para alcançar o que desejamos. Um mentor não precisa de ser alguem fisico, que vocês conheçam e vá beber café com vocês. Se esse é o seu caso, aproveite isso ao máximo!

Mas normalmente é bem difícil conseguir ter um mentor mesmo à nossa frente que nos possamos conhecer mutuamente. É possivel ter mentores que eles nunca nos conheçam devido à maravilha que é a internet. Há sempre mentores que têm o seu youtube channel, que publicaram livros, que dão webinars, podcasts, aproveite tudo o que o mundo online tem e consuma o máximo de aprendizagem desses mentores. A parte boa é que podemos ter múltiplos mentores para múltiplos aspetos que temos em cada um de nós tem e que quer progredir. Estará a investir em si próprio. Aproveite isso ao maximo!

#26 – Aprenda uma nova língua

Benefícios de aprender uma nova língua? Fácil. O nosso cérebro adapta-se a essa língua e passamos a agir de modo diferente. Quantos de nós diz que a falar em inglês mudamos a nossa postura? É normal, pois como não nos conseguimos expressar com a mesma intensidade que a nossa língua materna, passamos a agir de modo diferente e a criarmos esse hábito a falar uma segunda ou uma terceira língua. Para além do mais, aprender uma nova língua ajuda imenso quando vamos viajar.

#27 – Definir objetivos

Crie uma lista de objetivos com uma data para os atingir e escreva num papel. Repita o processo sempre que quer atingir um novo objetivo. Sempre que o conquista, risque da lista (isso vai dar ao seu sub-consciente uma sensação de conquista e realização). Definir objetivos é dos pontos mais importantes para atingirmos o que queremos. Visualização sempre!

#28 – Planeie o seu dia e a sua semana

Planear o seu dia-a-dia e a sua semana ajuda a diminuir a procrastinação e ajuda a aumentar a produtividade. Um livro bom sobre isto é o: The 4-Hour Workweek que pode ser encontrado no artigo: TOP 5 Livros sobre Rendimento Passivo.

#29 – Pratique meditação

Meditar ajuda na visualização, no seu sistema imunitário e na capacidade que terá de se focar nas coisas mais importantes da sua vida. Deixar para trás as coisas menos boas, o barulho de fundo e focar-se no que mais deseja. Medite 10 minutos todos os dias e irá ajudar na sua conquista pessoal.

#30 – Pratique gratidão

Estarmos gratos todos os dias por estarmos vivos e podermos ter experiências humanas é importante para o nosso estado de espírito diário e estarmos mais tranquilos. Ao praticar gratidão está a focar-se no copo meio cheio, estará a dar importância ao copo meio cheio e às coisas pouco positivas estará grato pois é nos momentos menos bons que temos as maiores revelações. Por isso agradeça pelas coisas positivas e menos boas da sua vida, pois são elas que o definem então ser humano.

#31 – Faça um plano de vida

Escreva um plano de vida. Onde e como gostaria de estar daqui a 5, 10 e 20 anos. Onde se vê, a fazer o quê, em que condições, pessoais e profissionais. A partir daí acho que sabe o que deve fazer com todos os pontos por onde já passamos neste artigo. Dividi-los em metas, visualizá-las, colocá-las em objetivos mensais, semanais para atingir o seu plano de vida.

#32 – Faça exercício fíciso

Se fizer exercício físico diariamente ajuda à criação de endorfina que ajuda a focar de forma mais produtiva, a produzir melhores ideias, a ser mais criativo e focado na meta. 30 minutos por dia é o suficiente para a libertação diária desse químico tão poderoso. Utilize esse tempo para ouvir podcast, um audiobook e estará a duplicar a rentabilidade desse tempo!

#33 – Aprenda novas habilidades

Aprender novas skills é excelente para crescimento pessoal e professional. Aprender a cozinhar diferentes pratos, aprender a tocar um instrumento musical, uma nova língua, ou uma linguagem de programação irão concerteza ajudá-lo e a motivá-lo ainda mais na sua caminhada. Escolha sempre uma habilidade que acha que irá gostar. É preciso gostarmos do que fazemos especialmente quando estamos a tentar aprender algo novo.

#34 – Beba menos álcool

Beber álcool sim, mas em excesso prejudica o nosso bem estar bem como no dia seguinte não será em nada produtivo. Lembre-se que a ideia é deitar-se todas as noites na sua cama e pensar o quão produtivo foi o seu dia. Se beber demasiado álcool, já sabe que no dia  seguir estará sem energias para ter um dia produtivo. Tudo dentro do equilíbrio e sem chegar a extremos é a chave.

#35 – Comece um novo hobby

Último ponto deste artigo. Hobbies são fundamentais para a nossa saúde mental, pode promover crescimento pessoal e pode até promover um corpo saudável. Portanto a questão não é apenas começar 1 hobby, mas sim qual, e mais do que isso tudo se podemos ter mais do que 1. A ideia como é diversificar para tocar em diferentes aspetos pessoais e profissionais, quantos mais hobbies tivermos que tocam em cada um dos aspetos melhor: crescimento pessoal, vida social, saúde, carreira professional, e crescimento espiritual. Este é um ponto chave para investir em si próprio!

Imagine os seguintes hobbies:

  • Ler: promove crescimento pessoal e professional se escolher livros adequados a estes 2 aspetos. Recomendamos este artigo: TOP 5 livros sobre Crescimento Pessoal;
  • Desporto: promove saúde e bem estar, e se for um desporto coletivo promove a vida social;
  • Curso online: promove crescimento pessoal, bem estar, e até mesmo professional. Artigo: 3 Formas de Ganhar conhecimento de forma Gratuita;
  • Meditação: promove crescimento espiritual.

É possivel juntar 1 hobby que contenha vários destes fatores, ou ter variadíssimos hobbies. Não necessita de os realizar todos os dias, mas se cada um deles acontecer 3 x por semana é excelente ao final de um ano o que conseguiu alcançar!

Observações

Estes foram as 35 formas de investir em si próprio e garanto-lhe que se conseguir fazer 70% de todos estes passos a sua vida muda completamente. Torna-se muito mais focado em atingir os seus sonhos, irá verificar que os seus sonhos até são atingíveis, e que é possível concretizá-los. Vai conseguir olhar para a vida de uma forma bem mais positiva, sempre a olhar para o copo meio cheio. Conseguirá conhecer-se cada vez mais e limpar todas as preocupações da sua mente. Espero que tenha gostado e comece hoje a melhorar a sua vida!

Deixa o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.