30 Objetivos antes dos 30 Anos

30 objetivos antes dos 30 anos

Que objetivos tentar concretizar até aos 30 anos de idade? Todos nós temos tempos diferentes para alcançar os nossos objetivos, nao existe qualquer tipo de competição, mas para quem é adolescente e deseja atingir o FIRE (atingir independência financeira, atingir a reforma antes de tempo) há que alinhar um percurso com objetivos ao longo dos anos e talvez este artigo ajude. Que objetivos atingir até aos 30 anos? 30 objetivos antes dos 30 anos aqui.

#1 – Construir fundo de emergência

Contrua um fundo de emergência que corresponda a 6 meses de gastos. Faça o cálculo de quanto é os seus gastos durante um mês e multiplique por 6. Guarde esse valor num local onde seja de fácil acesso, caso necessite. Para saber mais sobre fundo de emergência pode ler o artigo já publicado: O que é um fundo de emergência

#2 – Side hustle (trabalho à parte) de 500€ a 1000€

Se o objetivo é alcançarmos Liberdade Financeira então ajuda termos um trabalho à parte que nos dê algum rendimento. Pode ser um negócio próprio ou até mesmo um trabalho part-time.

#3 – Investir na reforma

Parte do seu rendimento deverá ir para investimentos específicos para a sua reforma. Colocar esse dinheiro para investir e não mexer nele até ao ano da sua reforma. Aplique esse dinheiro e deixe-o rentabilizar por ele próprio.

#4 – Ler 10 livros ao ano

Ler livros com regularidade é tudo uma questao de hábito. Se todos os dias lermos 10 páginas estaremos a criar um hábito. Ler é das melhores atividades que se pode fazer pois aumenta o nosso conhecimento e aprendizagem. Talvez esta lista de livros a ler possa ajudar no seu percurso: Livros recomendados pelo Blog Investments4Life.

#5 – Criar um budget mensal

Criar um budget mensal é essencial para que possamos perceber quanto gastamos, em que categoria de despesas o nosso gasto tem maior percentagem, quanto conseguimos poupar, etc.

Eu utilizo já há varios anos uma app gratuita: Toshl – Gestão Financeira para me ajudar a gerir o meu rendimento mensal.

#6 – Fazer exercício fisico regularmente

O bem estar físico ajuda em melhor tomada de decisão e relaxamento. Fazer exercicio fisico regularmente, mesmo que seja 30mim a 1 hora pode fazer toda a diferença.

#7 – Comer comida saudável

Assim como exercicio, a alimentação pode ter um impacto bastante positivo para nos mantermos mais produtivos e focarmo-nos nos nossos objetivos.

#8 – Comprar a primeira casa

Comprar a primeira casa é sempre aquele objetivo que muitos de nós temos. O importante é percebermos se estamos a comprar a casa na altura certa, se faz match com o budget mensal que temos e se é para um dia conseguirmos tirar rentabilidade do mesmo. Não compre casa por comprar, pense sempre no objetivo maior para a compra da mesma.

#9 – Correr um grande risco

Correr riscos faz sempre parte da vida, alias, é com eles que normalmente conseguimos crescer e evoluir com maior rapidez. Arrisque para estar fora da sua zona de conforto.

#10 – Começar um negócio online

Estamos na era de tentarmos ter mais de uma fonte de rendimento e por isso começar um negócio online talvez faça sentido para si. Se tem alguma área que goste muito e que gostaria um dia de conseguir viver disso, coloque em prática!

#11 – Poupar para uma grande compra

Quantos de nós já passámos ou passamos pela fase de poupar dinheiro para uma viagem específica, ou para um carro, ou para uma entrada de uma casa? Poupe para uma grande compra, verifique diferentes formas de poupar (ver aqui: 17 Estratégias para Poupar Dinheiro) e coloque-o em prática para conseguir atingir o seu objetivo!

#12 – Aprender a programar

Para quem tem interesse em aprender, dedicar-se a aprender uma linguagem nova de programação pode ser interessante e bastante rentável no futuro. Há várias empresas que pagam bem a bons developers de tecnologias específicas. Se deseja mudar de carreira professional, ou até mesmo aprender por ser um auto-didata, força!

#13 – Falhar e aprender com isso

As pessoas de maior sucesso dizem que falhar faz parte do sucesso que têm, pois foi com essas falhas que aprenderam, adaptaram-se e conseguiram alcançar o que têm hoje. O importante é adaptar-se aos erros que comete e às falhas que lhe aparecem à frente e conseguir prevalecer, aprender e evoluir com isso.

#14 – Partilhar conhecimento

Partilha de conhecimento não é só algo nobre de se fazer como também nos faz evoluir constantemente e aprender com isso. É um caso de win-win sempre. Evoluir ajudando o outro. Partilhe conhecimento e verá que irá ser reconhecido por isso.

#15 – Diversificar nos investimentos

Se já investe, tente sempre diversificar os seus investimentos para ter uma menor probabilidade de risco. É necessário aprender sempre a diversificar e onde diversificar. Veja o artigo sobre TOP 4 Livros para Investidores Iniciantes, onde pode ao ler esses livros aprender a diversificar os seus investimentos de forma simples e automatizada.

#16 – Poupar 100K

O vice presidente da Berkshire Hathaway, Charlie Munger, diz que o mais dificil é conseguir obter os primeiros 100k (100 mil dólares), que a partir daí a multiplicação do dinheiro torna-se mais fácil e simples de acontecer. Para conseguir poupar 100k não implica deixar o dinheiro sem estar a trabalhar para si, mas sim a conseguir poupar e a fazê-lo trabalhar para si atraves de juros compostos.

#17 – Escrever um e-book

Para quem gosta de um específico tópico e gostava de agregar ao seu site a um e-book, secalhar este é o seu momento certo. Escreva um e-book se tem esse objetivo em vista e quem sabe se um dia não o poderá monetizar.

#18 – Aprender a cozinhar

Aprender a cozinhar além de poder ser considerado um hobby, pode ser excelente para a saúde e para a carteira, pois poderá reduzir no número de encomendas online de refeições e melhorar nas refeições que faz.

#19 – Meditar com regularidade

Meditar é das melhores atividades que pode ter regularmente. Melhora a respiração e a concentração e diminui o stress. Vale a pena experimentar. Recomendo os videos do Jay Shetty.

#20 – Encontrar objetivo de vida

Ao longo da nossa vida devemos ter vários sonhos que gostariamos de realizar mas também é fundamental encontrar o nosso objetivo de vida. O que achamos que queremos atingir e saber o nosso propósito é importante para podermos criar um plano de ação para tentar atingir isso.

#21 – Aplicar 80/20

Aplicar a estratégia 80/20 melhora em muito a nossa produtividade. Top 5 Livros sobre Produtividade, neste artigo consegue encontrar livros que falam desta metodologia praticado por muitos que aumenta a nossa produtividade e em que é possível reduzir o nosso tempo de trabalho em várias horas por dia. 80% das prinicpais tarefas diárias com apenas 20% do tempo gasto.

#22 – Viajar para 5 países

Viajar faz-nos crescer, evoluir, aprender com outras realidades e culturas e é super importante podermos viajar para conseguirmo-nos integrar cada mais mais no mundo em que vivemos. Viaje sempre que possível e encontrará países maravilhosos!

#23 – Fazer trabalho voluntário

Fazer trabalho voluntário é dar sem esperar nada em troca e quando estamos atrás de criar algo com valor esta mecânica de dar um pouco do nosso tempo em prol de terceiros podem ser bastante valorizado para cada um de nós.

#24 – Pagar todas as dívidas

Pagar todas as dividas (à excepção da casa, que essa pode demorar mais tempo) poderá ser a chave para viver uma vida de forma mais tranquila sem estar sempre preocupado/a com cartoes de crédito, dividas que contraiu para ir de férias etc. Tente sempre estar livre dessas dívidas que têm taxas de juro altíssimas.

#25 – Fazer cursos online

Mantermos instruídos e evoluirmos com  o tempo é o que nos define enquanto seres humanos. Sejam cursos de culinária, línguas, programação, gestão, etc. Tente sempre instruir-se mais e melhor para crescer como pessoa e como professional.

#26 – Ser mas produtivo com o tempo

Vai ao encontro do #21 – Aplicar o 80/20. Ao criar uma lista de atividades que gostava de fazer em 24 horas (dormir, comer, meditar, trabalhar, fazer exercício fisico, ler e ainda trabalhar em algo que gosta), pode parecer uma loucura, mas é totalmente possível se conseguir ser cada vez mais produtivo com o seu tempo. Estude como ser mais produtivo e ponha em prática.

#27 – Fazer o dinheiro trabalhar para si

Se fizer uma gestão de finanças pessoais, poderá conseguir poupar dinheiro. A questão é:  o que fazer com o dinheiro poupado? Escondê-lo ou colocá-lo a trabalhar para si? Investa parte do seu dinheiro para ele começar a trabalhar para si através de juros compostos: Como começar a investir.

Faça as suas análises, aprenda um pouco sobre investimentos e com a gestão de risco certa invista se se sentir confortável com isso. Perceba que tipo de investidor é (mais conservador ou mais agressivo) e aplique o seu dinheiro com relação ao seu perfil.

#28 – Aprender uma língua estrangeira

Aprender uma lingua nova além de ser sempre um desafio, conseguimos perceber que muda um pouco a nossa forma de estar e de falar. É importante para manter a nossa mente ativa e excelente para o curriculum também.

#29 – Comprar o primeiro carro

Se sempre sonhou em comprar um carro, porque não realizar esse sonho? Não é obrigatório comprar carro novo (até porque desvaloriza logo 10% assim que sai da loja), mas 2ª ou 3ª mão, em bom estado. E se ainda fizer aquela poupança extra para comprar algo que desejava muito como descrito no objetivo #11 – Fazer uma grande compra, o seu sentimento de conquista e desafio que colocou a si próprio é sempre algo positivo.

#30 – Construir o seu próprio website

Para quem quer ter o seu blog, site e-commerce, etc, é sempre interessante colocar as mãos na massa e tentar por si próprio fazer o seu website. É desafiante, parece díficil ao inicio, mas depois de finalizado trás também o sentimento de conquista. Se quer muito ter um negócio, crie o seu website para experiência própria.

Estes foram exemplos de 30 objetivos que a maioria das pessoas tem até aos 30 anos de idade. De relembrar que nunca é tarde para começar, pois não existe idade certa para se atingir algum objetivo ou realizar alguma atividade. Concentre-se nos seus objetivos e metas e foque-se nisso.

Deixa o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.