13 Atividades que nos fazem Procrastinar

13 Atividades que nos fazem procrastinar

Para uma maior produtividade é necessário consciência das atividades que fazemos todos os dias e analisar qual delas é uma completa perda de tempo. Neste artigo vamos poder analisar 13 atividades que nos fazem procrastinar. Se conseguirmos analisar isso em nós próprios e conseguirmos fazer algumas mudanças vamos notar uma capacidade de reaproveitar ainda mais o dia e rentabilizar as 24 horas que temos à nossa disposição todos os dias.

Fazendo isso, podemos começar a conseguir construir outras oportunidades para nós próprios, como investir em conhecimento/leitura, criar um negócio próprio à parte do nosso trabalho diário, começar a poupar melhor, investir melhor, etc.

#1 – Não sermos organizados

O facto de não sermos organizados no nosso dia-a-dia reduz a nossa produtividade, faz-nos ter momentos em que não sabemos bem o que devemos fazer e ajuda à procrastinação. Nada melhor que planear no dia anterior o que iremos fazer no dia seguinte.

#2 – Estar envolvido em drama

Muitas das vezes, vemo-nos envolvidos nos dramas diários de situações do trabalho, ou de amigos que conhecemos que nos consome imenso tempo. Uma coisa é ajudar-mos as pessoas que são importantes para nós, outra é estarmos envolvidos em conversas secundárias que só queimam tempo e não contribuem em nada para a nossa evolução.

#3 – Pensar em tudo durante a noite

Um dos motivos por as pessoas dormirem mal é o facto de trazerem todas as preocupações do dia para quando nos deitamos à noite. Em vez de dormirmos, decidimos pensar e repensar em tudo. O livro Power of Now aborda muito este tema, de passarmos a maior parte do nosso tempo, em passado e futuro, com imensas filosofias e hipóteses e pouco tempo no presente. Muitas das vezes isso faz com que não consigamos adormecer rapidamente e acabamos a pensar demasiado em hipoteses, que na maioria dos casos não irão acontecer.

#4 – Fazer multi-tasking em trabalho importante

Primeiro, a noção de multitasking está muito overrated. Não existe multi-tasking. Existe sim a capacidade, uns mais que outros, de poder desligar e voltar a ligar o nosso cerebro para várias atividades rapidamente. Não significa que seja saudável, ou positivo. Para atividades de extrema importância, “multi-tasking” nunca deveria acontecer. É necessário todo o foco para atividades que consideramos importantes.

#5 – Deixar o passado defini-lo

O passado pode ajudar no que é hoje, mas não pode defini-lo em nada. A ajuda do passado é através dos erros que cometemos, aprender com eles, para no futuro não repeti-lo. Sempre usá-lo no positivo, raramente recorrer a ele, pois poderá fazer-nos dispersar do nosso momento atual. O que importa é o que fazemos no nosso dia-a-dia, no presente para conseguirmos atingir o que queremos no futuro.

#6 – Comparar-se aos outros

Nunca, mas nunca compare-se aos outros. Poderá encarar o seu “inimigo” ao vê-lo todos os dias ao espelho quando acorda. Pois é ele que poderá pôr em causa tudo o que deseja e sonha. Compare-se com si próprio todos os meses, a cada 6 meses, a cada ano e perceba, o que melhorou, o que ainda pode trabalhar para melhorar e se está no caminho certo para conseguir alcançar o que deseja. 

#7 – Estar constantemente a verificar as redes sociais

Quando está a executar uma tarefa, quando está com a produtividade on, deverá ter o telemóvel virado para baixo em silêncio, se for preciso longe de si para não ter a tendência de olhar para ele quando está a meio de uma atividade. A maioria das pessoas não consegue realizar uma série de atividades por dia, devido ao prejudicarem-se constantemente e diariamente por ao estarem a meio de uma atividade pararem para olhar para o telemóvel. Evite isso. Esta é uma das atividades com maior procrastinação desta lista de 13 atividades que nos fazem procrastinar

#8 – Preocupar-se com erros passados

Erros do passado, são isso mesmo. Passado. Não deverá pensar neles, apenas para referência de uma situação em que se encontra. Foque-se no que deve melhorar no presente.

#9 –  Reclamar sobre a sua vida em vez de mudá-la

É mais fácil reclamarmos com o que não temos do que colocarmos em ação alguma atividade para conseguirmos ter o que não temos. Colocar em ação algo, ou até mudar algo em nós é sempre mais díficil do que reclamarmos. Mude esse registo, mude essa attitude e a vida irá mostrar-lhe uma outra forma de ver as coisas. Uma nova perspectiva que irá agradecer muito no futuro.

#10 – Ver demasiada TV/Netflix

Ter um momento de relaxamento deve sempre existir na nossa vida. Mas devemos ter isso como um hábito, com um especifico tempo para não entrarmos numa rotina em que perdemos o dia inteiro a ver series, sem realizar algo de produtivo. Pode ser viciante e entrar num loop decrescente que devemos evitar. Haver um dia “de estrago”, pode sempre existir, mas com consciência que é isso mesmo – “dia de estrago”, raro, e não fazer disso um estilo de vida.

#11 – Seguir um caminho para a sua vida que não sente que seja correto para si

Se tem um feeling de que o caminho que está a fazer não o concretiza, não o deixa feliz, é tempo de parar, perceber o que não o faz feliz e preparar um plano de mudança para voltar ao caminho certo para si. Não se sinta mal com isso, aprenda e siga em frente. Não há tempo a perder. 🙂

#12 – Desejar ter a vida de outra pessoa

Quantas vezes olha para a televisão e diz ou pensa que gostava de viver a vida de A, B ou C? Tente transformar esse momento para o momento de mudar a sua vida para ter direito a mais no futuro. Se melhorar 1% todos os dias, ao final de um ano conseguiu melhorar 37x do que era no dia 1. Tente ir atrás disso.

#13 – Procrastinar nas coisas importantes

Procrastinar é viciante, é fácil e simples de se fazer. É necessário força, coragem e energia para conseguir parar esse vicio e passar à ação! Nunca é tarde para transformar o seu dia e fazer dele um dia produtivo, que o preencha e que vá ao encontro do que deseja fazer no futuro! Não desista!

Observações

Estas foram as 13 Atividades que nos fazem procrastinar. Se deseja ser mais produtivo, no seu dia-a-dia e nas atividades que faz diariamente, talvez este artigo com uma lista de livros o possa ajudar: TOP 5 Livros sobre Produtividade.

Se deseja ler mais sobre crescimento pessoal, que vai ao encontro do que foi falado neste artigo, talvez isto ajude: TOP 4 Livros sobre Crescimento Pessoal.

Espero que tenha gostado do artigo e que consiga ir atrás do que mais deseja!

Deixa o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.